Cruzeiro “voltou” a jogar a série B do Campeonato Brasileiro

Mesmo com a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil, o Cruzeiro voltou a enfrentar um velho conhecido: o Vila Nova, adversário frequente dos tempos de Série B. A equipe celeste venceu por 3 a 0 no estádio Serra Dourada, em Goiânia, e confirmou a vaga com autoridade. O placar agregado de 5 a 0 reforça o domínio construído ainda no jogo de ida, no Mineirão.
A decisão de Leonardo Jardim em escalar força máxima se justificou. O treinador manteve a base principal, apesar de não contar com jogadores como Fagner e Wanderson, que ficaram em Belo Horizonte por precaução física. Também seguiram fora João Marcelo, Janderson e Matheus Henrique, ainda em processo de recuperação no departamento médico.
Durante o primeiro tempo, o Vila Nova apostou na velocidade e nos passes longos para tentar surpreender. A equipe da casa criou mais volume, mas o Cruzeiro foi mais preciso nas chances que teve. O goleiro Halls, do Vila, evitou que o placar fosse aberto ainda na etapa inicial, com pelo menos três defesas decisivas.
O segundo tempo mudou a partida. Aos 10 minutos, William iniciou jogada pela direita e encontrou Gabi na área. O atacante fez o pivô e serviu Eduardo, que finalizou de primeira. A bola desviou na zaga e entrou, abrindo o placar. Aos 29, Matheus Pereira cruzou, Bolasie escorou de cabeça e Eduardo marcou novamente. O terceiro veio com Jonathan Jesus, aos 40. O zagueiro de 20 anos aproveitou cobrança de escanteio e fez seu primeiro gol como profissional.
Cruzeiro avança na Copa do Brasil
O Cruzeiro agora vira a chave para o Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso será no domingo, diante do Fortaleza, pela décima rodada da Série A. A equipe ocupa a terceira posição, com 17 pontos. Já o Vila Nova, vice-líder da Série B com 16 pontos, encara o Cuiabá na segunda-feira, na Arena Pantanal.
A definição do próximo adversário da Raposa na Copa do Brasil ocorrerá após o sorteio das oitavas de final. Os confrontos estão previstos para as semanas de 30 de julho (ida) e 6 de agosto (volta).